Olá pessoal, o ano virou e até o dia 31 de abril devemos enviar para a receita federal nosso imposto de renda e aí vem a dúvida como declarar o investimento em Bitcoins para a receita, hoje iremos tirar todas dúvidas referente a declaração do imposto de renda. 

Hoje no Brasil não temos uma regularização específica no Brasil, mas saiba que não está isenta de tributação, de acordo com a receita federal é preciso declarar Bitcoins no Imposto de renda .

Em maio de 2019 a receita federal  lançou uma instrução normativa RFB 1.888/2019, para a receita esse tipo de monitoramento vem crescendo em todo mundo. 

De acordo com a instrução normativa, as operações feitas em ambientes virtuais mantidos pelas plataformas online de compra, venda e troca de moedas digitais localizadas no Brasil conhecidas como exchanges  deverão ser informadas à Receita por essas próprias corretoras, sem nenhum limite de valor. 

Para pessoa física os rendimentos dos investimentos em bitcoin e criptomoedas em geral são isentos de IR para aplicações de até R$ 35 mil.

Tal como um investimento em ações, a alíquota de IR é de 15% sobre o lucro obtido com a venda dessas moedas.

O imposto sobre o ganho deve ser recolhido pela própria pessoa que investiu. Ela deve pagar uma guia de recolhimento (DARF) até o último dia útil do mês seguinte ao da operação de venda com lucro.

Os investimentos em bitcoin estão sujeitos à chamada Tributação Exclusiva ou Definitiva. Por isso precisam ser lançados em dois momentos na declaração do Imposto de Renda feita pelo programa da Receita:

o saldo das aplicações deve constar na aba “Bens e Direitos” do programa;

os rendimentos das aplicações, ainda que não tenha havido saque, devem constar na aba “Rendimentos de Aplicações Sujeitas à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *